quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ESQUETES E ATIVIDADES

Envolva seus alunos no aprendizado. Que tal utilizar pequenas esquetes (representações), ao final da apresentação da lição, para que eles fixem o assunto?
Seguem algumas sugestões de esquetes e atividades que reforçam o ensino com envolvimento dos alunos:

TEMA: SANTIFICAÇÃO (1 Pedro 1.13-25)
PEDRO:
Olá! Meu nome é Pedro. Sou um cristão. Aos domingos, vou na igreja. Mas, sabe, este negócio de viver direitinho às vezes não dá muito certo. Na segunda-feira as coisas se complicam, e eu dou um “jeitinho” para não parecer um careta na frente da turma. Uma mentirinha ou outra aqui e ali. Uma fofoquinha – sem maldade. Pois é, você viu, eu não sou perfeito, mas, aos domingos, faço tudo direitinho...
RAFAEL:
Oi pessoal, meu nome é Rafael. Aprendi na Bíblia que precisamos viver de acordo com o que Cristo quer de nós, todo dia. Sei que não é fácil, mas estou seguindo esta ordem, mesmo diante da turma do bairro. Outro dia, quiseram passar uma mentira sobre uma vizinha. Todo mundo estava com raiva, falando que ela era uma chata. Mas eu não caí nesta não. Afinal, fofoca é mentira! E aconteceu também que no exame final da escola tiraram xérox de uma cola e me passaram – eu não aceitei! Afinal, em meu lugar, Jesus não faria o mesmo?
(No final de cada cena, pedir aos alunos para comentar)

TEMA: RESISTINDO AS TENTAÇÕES (Tiago 4.1-10)
CENA 1:
(2 colegas de classe, um fala para outro):
Não se preocupe com a prova de amanhã! Vamos jogar bola. Depois, a gente prepara uma “cola” para tirarmos uma boa nota!
CENA 2:
(2 colegas, com revistas de sexo)
Tenho aqui umas revistas bem legais – olha, veja só...!
CENA 3:
(2 irmãos)
Olha! Achei a carteira do vovô! Está cheia de dinheiro! Tem muitas notas! Vamos pegar uma só, ele não vai nem notar...
(No final de cada cena, pedir aos alunos para comentar)

TEMA: HIPOCRISIA (Mateus 6.1-6)
1) Marta faz elogios à Ana. Quando Ana sai, diz: “que chata esta Ana, eu só a suporto porque na casa dela tem piscina e ela me convida para nadar!”
2) O pastor chega à casa de Maria. Maria fala coisas bonitas e legais (“eu gosto muito da igreja e das coisas de Deus”, etc.).
Após o pastor sair, ela fala: “Eu só vou na igreja porque minha mãe quer. Mas saibam que eu queria mesmo é fazer outras coisas no domingo! Detesto ir à igreja!”
3) Rodrigo coloca várias notas de um real no envelope de oferta, para que o mesmo fique bem “gordo”. Deixa bem visível para todos o envelope. Todos ficam impressionados com o tamanho da oferta, achando que há um grande valor dentro.
(No final de cada cena, pedir aos alunos para comentar)

TEMA: EMBAIXADORES DO REI (2 Co 5.18-21)
1) Sou um embaixador. Tenho muitas responsabilidades! Meu governo tem uma mensagem para o mundo inteiro – esta mensagem é urgente, e trata-se de perdão e reconciliação. Que Reino eu represento?
2) (Joana): Eu aprendi que posso ser embaixador de Cristo, que legal, né?
(Alice): O quê? Acho que você aprendeu errado, pois só os pastores é que são embaixadores de Cristo!
(Joana): (dê sua resposta)......
3) (João): Deus tem uma mensagem muito importante para o mundo!
(Alfredo): É mesmo? E qual esta mensagem?
(João): (dê sua resposta)......

TEMA: DECISÕES (Tiago 1.5-8, Provérbios 3.4-6)
1) (Roberto): Rodrigo, um “cara” me disse que eu ganharia 10 reais por dia se levasse uma caixa para a casa de um outro “cara” perto daqui!
(Rodrigo): Sai desta, Roberto! Você sabe o que tem dentro desta caixa?
(Roberto): Isto não é da minha conta! Se ele me pagar, tudo bem! Estou precisando de dinheiro mesmo....
2) (Telmo): Juca, vamos jogar bola?
(Juca): Não dá! Meu pai me pediu para eu ir fazer compras com ele!
(Telmo): Sem essa! O “velho” que vá sozinho! Vamos!
3) (Ana): Brigite, vamos namorar uns gatinhos? Tá cheio de rapaz bonitão lá no clube...
(Brigite): Ô Ana! Namorar é coisa séria, e nós somos tão novas para isto!
(Ana): Deixa de ser boba, Brigite! Não sabe curtir a vida? Os gatões vão estar afim de nós....
(No final de cada cena, pedir aos alunos para comentar)

TEMA: PALAVRAS (Tiago 3.1-12)
ANTÔNIO:
Eu falo o que quero. Sou sincero, se alguém não gosta de minhas opiniões, paciência. Digo tudo de forma direta, não fujo de discussões. A turma me respeita e me julga esperto. Palavrões reforçam o que quero dizer. Sabe, falar pesado está na tv e nas ruas, não acho errado utilizar palavrões. Afinal, até os políticos fazem isto!
JOSUÉ:
Também sou sincero, Antônio. Mas entendo que nossa língua é uma faca, que pode causar danos as pessoas. Por isso, preciso tomar cuidado e respeitar os outros. Se preciso falar algo que seja difícil para outra pessoa ouvir, primeiro oro, pedindo sabedoria a Deus. Palavrão, nem pensar! Isto é algo grosseiro e perturba a comunicação. Afinal, quero abençoar as pessoas e não maltratá-las com minha língua!
(No final da cena, pedir aos alunos para comentar)

TEMA – BOAS NOVAS (Romanos 1)
Atividades:
- (2 pessoas) Elaborar uma reportagem sobre as notícias recentes: Paulo virá a Roma! Base: Romanos capítulo 1.
- (2 pessoas) Ensinem o versículo para o grupo: Romanos 1.16:
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.
- (2 pessoas) Pense em 3 formas diferentes de anunciar o evangelho (por exemplo: e-mail). Apresente para o grupo.
- (1 pessoa) Faça a representação: seja um missionário – fale do amor de Deus a uma pessoa.

VERDADEIRO OU FALSO?
(incentive os alunos a analisarem cada frase e expressarem-se do porquê a afirmativa é verdadeira ou falsa, lendo o respectivo versículo mencionado):

TEMA: MENTIRAS
Assinale V ou F:
( ) A mentira nos afasta de Deus – Is 59.2-3
( ) Uma mentirinha de vez em quando não faz mal – Pv 12.22
( ) Se alguém faz mal para você, poderá enganá-lo para retribuir – Pv. 12.19
( ) Uma mentira inocente não faz mal para ninguém – Pv. 26.28
( ) Falamos a verdade com nossos amigos, mentimos a nossos inimigos – Ex 20.16
( ) Quer aplausos dos demônios? Então fale uma mentira! Jo 8.44

Nenhum comentário: